quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Lee Ranaldo e Raül Refree anunciam novo álbum Names of North End Women.

LEE RANALDO & RAÜL REFREE anunciaram detalhes de seu novo álbum, Names of North End Women, que será lançado pela Mute em 21 de fevereiro de 2020 em vinil, CD e digital. O novo lançamento precederá uma série de datas que incluem uma apresentação no Milton Court Concert Hall em 7 de abril, como parte do programa de música do Barbican.
 
Assista ao vídeo da faixa-título aqui, uma edição gratuita do filme de 1999 do cineasta avant-garde austríaco Peter Tscherkassky, Outer Space, em si uma apropriação de The Entity (1982, Sidney J. Furie) .
 
Ranaldo e Refree trabalharam juntos no último álbum solo de Ranaldo, Electric Trim (Mute, 2017), e logo após a dupla voltar ao estúdio para gravar, perceberam que Names of North End Women se tornaria o que Ranaldo descreve como “o começo de uma nova parceria, uma nova configuração '”.
 
Para um dos maiores guitarristas, classificado por Rolling Stone e Spin, de sua geração (Ranaldo co-fundou o Sonic Youth em 1981) e um artista reinventando o violão flamenco tradicional (o álbum do Refree com Rosalía continua a crescer internacionalmente), este é um álbum que apresenta faixas com pouca ou nenhuma guitarra. Em vez disso, a dupla aposta na marimba e vibrafone, samplers, um gravador Studer vintage de 2 polegadas e uma máquina de cassetes modificada que Ranaldo já havia usado anteriormente em performances 25 anos antes.
 
“Estávamos misturando todos esses estranhos sons analógicos das fitas cassete antigas, lidando com o assobio da fita; usando tecnologia muito nova e tecnologia muito antiga e misturando-as”, lembra Ranaldo. Elementos de uma misteriosa fita antiga que Ranaldo encontrou enrolada no Studer quando a comprou anos antes - sons de bateria, portas batendo, pessoas conversando - formaram a espinha dorsal das faixas. A música, ao que parecia, poderia vir literalmente de qualquer lugar.
 
Esse disco começou tocando com samplers e toca-fitas”, diz Refree, “como música experimental, concreto musical, poli-ritmos.” Enquanto o processo avançava, no entanto, suas abstrações se materializaram em músicas, ritmos elementares, sons ambiente e danos no amostrador, revelando melodias e padrões ocultos ao ouvir profundamente. Ranaldo e Refree trocaram idéias melódicas e adicionaram vocais às faixas, cantando além das peças de palavras faladas que eles sempre planejaram que apresentassem. As palavras vieram em um processo semelhante à música, prevalecendo uma filosofia colagista, quando Ranaldo recompôs poemas de seus arquivos, escreveu novas peças e incorporou linhas enviadas por Jonathan Lethem - que ajudou a compor as músicas do Electric Trim.
 
O resultado é um álbum vivo com o crepitar elétrico do experimentalismo, mas satisfatório como uma coleção de músicas.
 
O título do álbum e o título da faixa principal vieram de uma experiência que Ranaldo passou por um bairro no extremo norte de Winnipeg, Manitoba. Todas as ruas receberam nomes de mulheres: Lydia, Kate, Dagmar, Harriett, Juno, etc. - apenas nomes, o que implicava algo anônimo ou universal. Quem é que essas mulheres são ou foram, não é indicado, o que confere à sua escolha um certo mistério ... Os homens costumam ser nomeados em nossa sociedade com seus nomes completos, mas esses nomes anônimos foram talvez substitutos de muitos não reconhecidos ou não especificados em nossa sociedade. Ranaldo anotou os nomes, em formato de poema, e explica: “de alguma forma, tornou-se um ímpeto para as letras em termos das pessoas que entram e saem da vida de alguém, algumas significativas, outras fugazes”. Ele continua: “Eu tinha essa ideia de usar nomes como um dispositivo que poderia informar algumas das letras. Ele não reproduz todas as letras, mas algumas empregam essa ideia."
 
NAMES OF NORTH END WOMEN TRACKLISTING
Alice, Etc.
Words out of the Haze
New Brain Trajectory
Humps
Names of North End Women
Light Years Out
The Art of Losing
At The Forks
Trabalho é mais um fruto da parceria do ex-Sonic Youth e Refree
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário